O Profeta Joseph Smith

O profeta Joseph Smith é a figura mais influencial na história dos Estados Unidos da America. Ele ganhou muitos seguidores durante sua vida, principalmente pessoas pelo qual seus corações foram tocados pelo Espírito Santo e preenchido com um testemunho pessoal a rrespeito do chamado divino de Joseph Smith. Porém, muitos oponentes apareceram porque os ensinamentos de Joseph Smith não eram tão bem vindos pela maioria da comunidade cristã existente da época. Para muitos deles, as doutrinas que ele ensinou eram blasfêmia, contrária da interpretação que eles tinham da Bíblia.
Ancestrais de Joseph Smith eram fazendeiros normais da Nova Inglaterra que imigraram da Inglaterra para os Estados Unidos da America no século 1600 em Massachusetts. Joseph era filho de Joseph e Lucy Mack Smith nasceu no dia 23 de Dezembro de 1805 em Sharon, Vermont, EUA. Na sua infância, como também em grande parte de sua Juventude, Joseph foi privado de uma educação formal, mas foi instruído em leitura, escrita e aritimética básica, sua mãe registrou que ele muitas vezes meditava e estudava profundamente.
Os Smith mudaram-se muitas vezes durante vinte anos, mais quase toda infância de Joseph Smith passou-se em Palmyra, New York, em uma área que era chamada de ” burned-over District” (Distrito Queimado) pois havia muitas religiões fervorosas, estimuladas por inumerosas denominações Cristãs.
Com quatorze anos, Joseph ficou profundamente pertubado sobre qual igreja ele deveria pertencer e os ensinamentos que se confletiam de vários ministros de religiões aumetavam sua incerteza. Porém, ele estava determinado a saber qual dessas religiões era a verdadeira. Depois de ler a passagem da Biblía, dizendo ” Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-à dada.” (Tiago 1:5), Joseph decidiu fazer exatamente o que estava escrito nesta passagem e foi pedir ao Senhor sobre o que deveria fazer.
Em uma manhã, na primavera de 1820, Joseph procurou a privacidade do bosque para perguntar a Deus qual igreja ele deveria seguir. Como resposta de sua oração, de acordo com que ele diz depois, Deus o Pai e Jesus Cristo o Filho, apareceram a Joseph. Esta experiência é chamada de A Primeira Visão noMormonismo e é considerada como um envento fundamental na história da humanidade, ultrapassada somente da morte de Cristo e Sua ressurreição.
Foi dito a Joseph pelo seu amado Pai Celestial e Salvador que ele não deveria pertencer a qualquer uma dessas igrejas, pois todas elas tinham saido fora do caminho. Aliás, a Primeira Visão foi essencialmente o primeiro passo de Deus para restaurar a verdadeira Igreja de Jesus Cristo na Terra, a mesma igreja que foi perdida por séculos.
Em 1823, depois de muita paciência e fé, Joseph Smith recebeu a segunda visão celestial. Um anjo chamado Morôni apareceu e falou-lhe sobre um registro antigo descrevendo como Deus cuidou dos antigos habitantes do continente americano. Este registro foi cuidadosamente escondido, enterrado em um morro próximo de onde Joseph morava, e mesmo Joseph sendo instruido quanto ao lugar no próximo dia, ele sofreu um novo período prolongado de provação divina antes de lhe ser concedido a posse do verdadeiro texto sagrado. Obedientimente retornou àquele lugar todo ano, Joseph recebeu instruções até finalmente, em 1827, foi lhe dado permissão pra remover pessoalmente o registro protegido, gravado, como era, em placas de ouro. Logo depois de obter as placas, Joseph Smith começou a traduzir o texto em inglês através do “Dom de Deus.”
O resultado do esforço para tradução tornou o Livro de Mórmon ( depois subtitulado Um outro testamente de Jesus Cristo, pois ele age como um companheiro poderoso da Biblía Sagrada). Este novo livro de escritura foi publicado em Março de 1830; no próximo mês, Joseph Smith officialmente organizou a verdadeira Igreja, a restaurada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e tornou seu primeiro presidente.
Enquanto trabalhava em Harmony, Pennsylvania, em 1825, Joseph Smith conheceu Emma Hale. No dia 18 de Janeiro de 1827, Joseph e Emma casaram-se. Juntos eles tiveram onze filhos e filhas, incluindo dois que foram adotados, porém, somente cinco deles cresceram até depois de sua infância. Joseph amava sua família profundamente, e ele preencheu seus diários com folhas de preocupações e orações para o melhor para sua família.
Durante sua curta vida, o profeta Joseph Smith estabeleceu cidades, produziu volumes de escrituras, e dispachou missionários para muitas partes do mundo. Ele estava envolvido na contrução de templos Sagrados, seviu como presidente de Nauvoo, Illinois e foi até candidato a presidente dos Estados Unidos da America.
Ele era uma figura controversial na história dos Estados Unidos que atraiu perseguição porque desafiou credos estabelecidos com seu chamado no Mormonismo. No dia 27 de Junho de 1844 na cadeia de Carthige, Illinois (durante um dos muitos aprisionamentos injustos), Joseph Smith e seu irmão que o apoiava muito foram mortos por uma multidão, morto como muitos profetas e fervorosos cristãos da antiguidade.
Apesar da morte de Joseph Smith, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ou igreja Mórmon) sobreviveu e prosperou, pois é de fato estabelecida por uma autoridade divina e princípios eternos. Deus proclamou que esta é sua igreja, e que nunca poderá ser retirada da terra até a Segunda Vinda de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário